Oferta ArtiSport

Futebol iniciação

O futebol é uma linguagem universal de milhões de crianças no mundo. O jogo não é um privilégio, mas um direito fundamental das crianças, de acordo com a Convenção dos Direitos da Criança. O futebol desempenha um importante papel na preservação desse direito infantil. É uma linguagem universal de milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive de crianças e adolescentes, independentemente de onde sejam, o idioma que falem, ou a religião que sigam. (Pablo Zevallos)

Finalidade: fomentar o gosto pela atividade física, aprender as técnicas de base do futebol.
Destinatários: Pré e 1º Ciclo
Local: Pavilhão
Responsável: Prof. José Miguel

Futebol avançado

Quando o correr atrás de uma bola já não chega, é a altura de começar a entender o jogo em todas as suas dimensões.

Finalidade: Desenvolver as capacidades técnicas e táticas do futebol, nomeadamente na vertente de futsal.
Destinatários: 2º, 3ºciclos e secundário
Local: Campo exterior
Responsável: Prof. José Miguel

Voleibol

“O voleibol tem inúmeros benefícios: contribui para desenvolvimento físico, afetivo, social e cognitivo, na aquisição de habilidades motoras, estimula satisfação, alegria e motivação. E, se trabalhado corretamente na escola, os benefícios serão transferidos para outras disciplinas, com relevo na concentração e na interação e trabalho em equipa. É pelo movimento que a criança vivência novas experiências e desenvolve habilidades motoras que podem ajudar na aprendizagem, na criatividade e na socialização.” (FRANCO, 2002)
“Além das habilidades motoras, desenvolve noção espaço temporal, determinando a coordenação precisa de uma ação externa para uma resposta motora satisfatória, fazendo com que o corpo responda e atenda á uma exigência externa. “ (WEINECK, 2000).

 Finalidade: Aprendizagem e domínio das técnicas especificas do Voleibol. Selecionar e orientar possíveis talentos.
Destinatários: 2º e 3º Ciclos
Local: Pavilhão
Responsáveis/coordenadores: Prof. Francisco Silva / Prof Sofia Leite

Guitarra

Finalidade: Incrementar o gosto pela música, a partilha de gostos pessoais e a capacidade de comunicar valores essenciais, animação da vida cultural e associativa da escola. Aprendizagem das técnicas de guitarra clássica.
Destinatários: Todos os alunos e exterior
Local: Sala de música
Responsável: Prof. José Paulo Ferreira

Piano

Aprender a tocar um instrumento exige ser organizado e a gerir o tempo com sabedoria. Um bom músico sabe que a qualidade do tempo de prática é mais valiosa do que a quantidade. Para que um músico possa progredir mais rápido, ele deve aprender a organizar o seu tempo de maneira prática e ainda definir metas, fazendo uso eficiente do tempo.

Finalidade: Iniciação ou desenvolvimento da técnica de piano
Destinatários: Todo os alunos e exterior
Local: Sala da Banda
Responsável: Prof. Salomé 

Bateria

Aprender a tocar um instrumento musical é para todos. E, além de todos os benefícios óbvios de poder fazer música, a relação com um instrumento musical pode ser uma alternativa para relaxar e esquecer o stress do dia a dia. As vantagens que a música traz para a saúde são indiscutíveis e nunca é tarde para se começar.

Finalidade: Iniciação e aprendizagem ou desenvolvimento da técnica de bateria
Destinatários: todos os alunos e exterior
Local: Sala de Atividades
Responsável: Prof Rui Bandeira
Horário: A definir com o professor

Ténis de mesa

O ténis de mesa é um desporto que trabalha com todo o organismo, trazendo diversos benefícios para os seus praticantes, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio rápido, do controlo emocional e de muitos outros fatores. Outro benefício importante para os praticantes de ténis de mesa é a exigência de um comportamento disciplinar durante as aulas, onde destacámos a necessidade de concentração, o raciocínio (autocorreção), a perseverança, o domínio emocional, etc.. Por ser um desporto individual, o aluno precisa de se conhecer, trabalhando os fatores intrapessoais como a autoestima e a motivação. 

Finalidade: Aprendizagem das habilidades técnicas fundamentais do ténis de mesa, bem como as regras da modalidade. Deteção, seleção e orientação de talentos para a prática da modalidade federada.
Destinatários: 1º, 2º , 3º ciclos e secundário
Local: 1º ciclo – Sala dos alunos (antigo Bar)
Responsáveis/coordenadores: Prof. José Miguel

Judo

 Finalidade: Desenvolvimento pessoal através da prática de uma modalidade milenar.
Destinatários: Todos os alunos e exterior
Local: 1º ciclo -Sala de atividades
Responsável: Sensei Luís 

Karaté

 “Podemos dizer que a prática correta do Karaté contribui enormemente para a educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a relacionar-se com os outros. Em relação ao aspeto físico, ela estará sempre a exercitar-se, o que proporcionará um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspetos. “(Carlos Pereira)

Finalidade: Desenvolvimento pessoal através da prática de uma modalidade milenar.
Destinatários: Todos os alunos e exterior
Local: 1º ciclo -Sala de atividades
Responsável: Sensei Rui Fonseca

Teatro- Musical

 Finalidade: .
Destinatários: 1º, 2º , 3º ciclos e secundário
Local: 1º ciclo -Sala a designar
Responsáveis/coordenadores: Prof. Marcia