Centro Juvenil

A obra do Oratório-Centro Juvenil é a obra típica salesiana e o ponto de partida para todo o desenvolvimento da Obra Salesiana.

O "critério oratoriano" é o sinal de identidade e autenticidade de todas as outras obras.

O Centro Juvenil Salesiano do Colégio, embora existindo desde o início da presença dos salesianos no Colégio, foi constituído como associação a 17 de Setembro de 1994 e tem a sua sede no Colégio dos Órfãos (cfr. D.R.III série, nº 40, de 16/02/1995), hoje Salesianos Porto.

As principais atividades do Centro Juvenil são a catequese, pastoral juvenil e a animação litúrgica.

O Centro Juvenil faz parte do Movimento Juvenil Salesiano, participando nas suas atividades e coordenando algumas delas.

Com um profundo sentido de Igreja, o Centro Juvenil colabora com a Paróquia do Bonfim, Equipa Vicarial de Catequese e Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil em várias atividades ao longo do ano.

Não descurando a dimensão social onde está inserido, o Centro Juvenil desenvolve algumas plataformas de voluntariado.

A experiência do oratório de D. Bosco em Valdocco, continua a ser hoje o critério de discernimento e de renovação do Centro Juvenil Salesiano, que nasceu do centro de catequese S. João Bosco. Mais do que um espaço físico, consiste numa comunidade, formada por jovens educadores, com uma presença activa entre os jovens, estabelecendo com eles uma relação pessoal.