Apresentação

Os Cursos Científico-Tecnológicos com planos próprios de cariz profissionalizante dos Salesianos do Porto - Colégio foram criados pela Portaria n.º 267/2013 de 19 de agosto, que definiu o respetivo regime de organização e funcionamento por quatro ciclos de estudos iniciados no ano letivo de 2013/2014.

Os cursos funcionam em regime de autonomia pedagógica, e apresentam-se segundo a seguinte denominação:

- Curso Científico-Tecnológico de Produção Gráfica;
- Curso Científico-Tecnológico de Energias Renováveis;
- Curso Científico-Tecnológico de Património e Restauro.

As matrizes curriculares dos referidos cursos integram as seguintes componentes de formação:

- A componente de formação geral, que visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos. Os programas das disciplinas desta componente são os estabelecidos para os cursos científico-humanísticos.

- A componente de formação científica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso. Os programas das disciplinas desta componente são, também, os estabelecidos para os cursos científico-humanísticos.
- A componente de formação tecnológica, que visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e de capacidades e integra formas específicas de concretização da aprendizagem em contexto de trabalho. Os programas das disciplinas da formação tecnológica foram elaborados pelos Salesianos do Porto e contemplam uma vertente prática/experimental, permitindo uma aproximação à vida ativa.

Têm acesso aos cursos científico-tecnológicos os titulares do 9.º ano de escolaridade ou de habilitação equivalente. A conclusão do curso não exige a realização de qualquer prova a nível nacional. No entanto, caso o aluno pretenda candidatar-se ao Ensino Superior, deverá realizar as respetivas provas de acesso: Português, disciplina trienal e disciplina bienal de qualquer Curso Científico-Humanístico.

Os cursos científico-tecnológicos dos Salesianos do Porto são financiados pelo POCH (Programa Operacional Capital Humano), pelo que são de frequência gratuita. Para além disso, os alunos beneficiam de uma bolsa para material escolar, subsídio de alimentação e subsídio de transporte. No final do curso, é atribuída uma bolsa de profissionalização a cada aluno.

Congratulamo-nos pelas oportunidades que os Cursos Científico-Tecnológicos abrem aos nossos alunos tanto a nível profissional como académico. Perspetivamos o futuro de forma bastante otimista com vista a formarmos cidadãos competentes, criativos e humanos, fruto de uma formação integral que o nosso Colégio oferece.

Nota: Os Cursos Científico-Tecnológicos permitem o acesso ao Ensino Superior, desde que os alunos realizem as respetivas provas de ingresso.

Logo_POCH