Ano letivo 2022/2023

Candidaturas

Salesianos do Porto > Candidaturas

Os Salesianos do Porto, são um lugar de educação que se propõe ajudar as famílias a promover: o pleno desenvolvimento da personalidade dos/as alunos/as; a progressiva autoestima e a capacidade de os/as alunos/as serem protagonistas e responsáveis do próprio processo educativo; a formação no respeito pelos direitos e liberdades fundamentais da pessoa; a formação para a convivência e para a aceitação da pluralidade cultural e religiosa; o desenvolvimento de atitudes que favoreçam a participação responsável na vida social e cultural; o compromisso na construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna na qual seja possível a paz, a cooperação e a solidariedade entre os povos.

Como escola católica, procuramos: promover a formação integral dos/as alunos/as de acordo com uma conceção cristã da pessoa, da vida, do mundo e da cultura; criar um ambiente que favoreça o testemunho e a ação evangelizadora dos crentes; propor, para quem o deseje e num clima de liberdade, itinerários de educação na Fé; colaborar com outras forças sociais comprometidas na construção da sociedade.

A escola salesiana tem a sua raiz e fundamento na experiência educativa de Dom Bosco. É nesta experiência que se inspiram os princípios e critérios de ação: é popular, livre e aberta; cultiva um ambiente de família que educa; coloca o/a aluno/a no centro do processo educativo; destaca a personalização das relações educativas mediante a presença dos educadores no meio dos/as alunos/as; favorece a participação corresponsável de todos; promove a solidariedade com os mais necessitados e outras entidades; “Educa evangelizando e evangeliza educando”.

Para mais informações sobre candidaturas nos Salesianos do Porto, consulte os documentos disponíveis para download, ou contacte a secretaria através do email: porto@salesianos.pt, ou pelo telefone 225 898 250.

A partir de que idade se aceitam crianças no colégio?

Os Salesianos do Porto aceitam crianças a partir dos 3 anos de idade (feitos até dia 31 de dezembro do ano em que é feita a matrícula)

Quando têm início as candidaturas para o próximo ano letivo?

O período de candidaturas aos Salesianos do Porto decorre, geralmente, a partir do mês do novembro, online, através do site: www.porto‑candidaturas.salesianos.pt ou na secretaria do colégio, cujo horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 08.00h às 18.00h.

O que é preciso entregar para fazer uma candidatura? Quais os procedimentos?

Para a realização da candidatura é necessário:
1. Preenchimento da ficha de candidatura (online ou entregue na secretaria).
2. Entrega de fotocópia da última ficha informativa (candidatos ao 1.º ano) ou da última avaliação.
Ao realizar a candidatura será agendada entrevista com o candidato e seus pais (duração média de 25 minutos).

O colégio aceita candidaturas para todos os anos de escolaridade?

Sim. Para o ensino pré-escolar, 1.º ano e 5.º ano, existem anualmente novas vagas. Para os restantes anos, o número de vagas só será conhecido após a renovação de matrícula dos alunos que já frequentam o colégio.

Quais os cursos do ensino secundário disponíveis no Colégio?

Os cursos do ensino secundário são os seguintes:
• Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias
• Curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas
• Curso científico-humanístico de Línguas e Humanidades
• Curso com Plano Próprio de Produção Gráfica – Financiado pelo POCH (Programa Operacional Capital Humano)
• Curso com Plano Próprio de Energias Renováveis – Financiado pelo POCH (Programa Operacional Capital Humano)

Quando se iniciam as candidaturas?

O processo de candidaturas dos Salesianos do Porto inicia-se no ano letivo anterior à possível admissão. Os prazos são divulgados no início de cada ano letivo.