Departamento Psicopedagógico

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O Departamento Psicopedagógico dos Salesianos do Porto trabalha para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento do seu potencial cognitivo, social e emocional.

Apostamos na promoção da saúde psicológica e no sucesso educativo dos nossos alunos. Cultivamos, junto deles, sentimentos positivos de autoestima, autoconceito e autoeficácia geradores de expectativas positivas em relação à escola e ao futuro. São promovidas e trabalhadas as competências da autonomia, resiliência e coping, bem como a tomada de decisão responsável, comunicação e autorregulação, e resolução assertiva de problemas. É essencial para os Salesianos do Porto que os nossos alunos desenvolvam relações interpessoais positivas e de suporte, criando um clima escolar positivo e de proximidade com a comunidade escolar, os seus serviços e estruturas.​

Desenvolvemos e acompanhamos estratégias positivas de gestão da sala de aula, com vista ao compromisso dos alunos com a aprendizagem, promovendo, de forma ativa, a participação dos mesmos em todas as atividades da escola e o reconhecimento e valorização do trabalho da comunidade educativa, como um todo.​

Os Salesianos do Porto foram reconhecidos com o Selo “Escola SaudavelMente” – Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão 2019-2021.​

Psicologia e Orientação

PORTA ABERTA​

Disponibilizamos vias rápidas para a procura de ajuda. O Serviço de Psicologia funciona num regime de “porta aberta”: existe um local específico onde todos os alunos podem aparecer, sozinhos ou acompanhados por um amigo, de forma espontânea, para falar sobre o que os preocupa, durante os intervalos ou tempos livres escolares.​

DESENVOVIMENTO E ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL​

Implementamos vários programas de intervenção no âmbito do Desenvolvimento e/ou Aconselhamento Vocacional e do desenvolvimento de hábitos e métodos de estudo. No que diz respeito ao 3º ciclo são anualmente programadas iniciativas com vista à orientação e escolha da área de estudo no Ensino Secundário. Destacamos também o programa anual “Profissões à conversa”, com a presença de vários profissionais de renome e workshops especializados especialmente desenhados para os alunos do secundário, com vista à escolha do curso do Ensino Superior.

TRANSIÇÕES ESCOLARES

Sendo uma escola com ensino desde o pré-escolar ao 12º ano, são ainda desenvolvidos programas de facilitação das transições escolares entre ciclos.​

Educação Especial

Os Salesianos do Porto têm um plano/programa de intervenção nas Necessidades Educativas Especiais, que é desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), coordenada por uma professora de Educação Especial.​
Através do Centro de Apoio à Aprendizagem é prestado apoio especializado aos alunos com necessidade da aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, a fim de promover a sua boa integração, a minimização das dificuldades e o sucesso escolar.​

Apoio Educativo Especializado​

Este serviço surge numa lógica de prevenção, e de forma a promover e garantir a aquisição, consolidação e desenvolvimento de conhecimentos e capacidades específicas, fundamentais para o sucesso académico dos alunos do 1º ciclo, que demonstrem dificuldades a um nível mais precoce.​
São também desenvolvidos programas para potenciar o desempenho dos alunos, que demonstrem ritmos de aprendizagem extraordinários em algumas áreas académicas.​

Terapia da Fala​

Desenvolver atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não-verbal e perturbações relacionadas com a deglutição e alimentação.​

Atendimento

Área Psicólogo/Técnico Horário
Psicologia Mónica Freire Por marcação
Psicologia Sérgio Fraga Quarta-feira: 16h30 – 17h30
Educação Especial Mónica Pinho Quinta-feira: 08h25 – 09h15
Educação Especial Alexandra Azevedo Segunda-feira: 11h10 – 11h55
Terapia da Fala Mariana Costa Por marcação

Conheça os nossos projetos

Selo Escola Saudável 2023/2025

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), criou a distinção – Selo Escola Saudável – a conceder às escolas que integrem e assumam nas suas práticas quotidianas a promoção do bem-estar da comunidade educativa. Os Salesianos do Porto foram distinguidos com a atribuição do SELO ESCOLA SAUDÁVEL 2023-2025, que reconhece o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que através das suas práticas contribuem para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.

Escola SaudavelMente

O Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.​ Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas Portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente. Na primeira edição deste Selo, entre 2017-2019, existiram 253 candidaturas, tendo sido atribuídos 99 Selos.​
Os Salesianos do Porto participaram na campanha e foram distinguidos com o Selo “Escola Saudavelmente” para o biénio 2019-2021.​

Calmamente Aprendendo a Aprender-se

Protocolo de colaboração com a Associação Mente de Principiante para o desenvolvimento do projeto Calmamente Aprendendo a Aprender-se.​

Protocolos com Universidades

Universidade Lusíada​

  • Participação na investigação de Avaliação das competências de literacia emergente na Educação Pré-escolar, coordenada pela Professora Doutora Joana Cruz, em parceria com investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação do Porto e da Universidade do Minho.
  • Protocolo de colaboração para a realização de estágios académicos.
  • Dinamização de ações de formação para docentes e equipa do DPP.

Universidade Lusófona​

  • Protocolo de colaboração para a realização de estágios académicos.
  • Dinamização de ações de formação para docentes e equipa do DPP.

Universidade da Maia-ISMAI

  • Protocolo de colaboração para a realização de estágios académicos.