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Sobre nós

Identidade do colégio

Salesianos do Porto > Identidade do colégio

Os Salesianos do Porto são um colégio de identidade católica, orientado pelos Salesianos – padres e irmãos – dedicados, fundamentalmente, à educação da juventude.

Enquanto colégio salesiano propõe-se ser uma casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que forma para a vida e lugar de encontro entre amigos que sabem viver em alegria.

Como Colégio católico:

  • Desenvolve a sua missão baseando-se nos princípios evangélicos, vitalizadores de toda a sua ação educativa.
  • Inspira-se nos valores do Evangelho de Jesus Cristo e exerce a sua ação dentro da missão da Igreja, como proposta Cristã, Salesiana e Educativa.
  • Promove a formação integral da pessoa baseada nos valores cristão e identidade do colégio dos Salesianos do Porto.

Como proposta salesiana:

  • é uma plataforma de evangelização que educa evangelizando e evangeliza educando;
  • é uma escola baseada na visão cristã da pessoa, da vida e do mundo, com um projeto educativo-pastoral que se abre à transcendência e à aceitação da mensagem do Evangelho;
  • inspira-se na metodologia pedagógica praticada por S. João Bosco – o Sistema Preventivo – cujos princípios fundamentais são a Razão, a Religião e a Amabilidade, e que contribui para formar a mentalidade e transformar a sociedade segundo os valores humanos e cristãos;
  • ajuda os jovens a prepararem-se com dignidade para a vida, para serem “Honestos Cidadãos e Bons Cristãos”.

Como proposta educativa:

  • é uma escola que acolhe e que, iluminada pela fé (religião), reflete o amor que cria e estimula a relação educativa, com tato, racionalidade (razão), medida, afeto e respeito pela pessoa;
  • assenta em princípios que orientam a ação educativa, ajudando-nos a praticar a melhor maneira dos jovens darem o melhor de si mesmos mediante uma ação de qualidade:
  • os alunos no centro da aprendizagem;
  • a natureza social da aprendizagem, interagindo com o ambiente e os contextos;
  • as emoções são essenciais para a aprendizagem;
  • as diferenças individuais são valorizadas e potenciam o crescimento e o desenvolvimento dos jovens;
  • Inclusão de todos os jovens;
  • Avaliação ao serviço da aprendizagem;
  • Construção de conexões horizontais com os contextos;