fbpx
Ensino Secundário

Cursos com Planos Próprios

Salesianos do Porto > Cursos com Planos Próprios

Cursos com Planos Próprios

Tendo em conta as várias apostas curriculares que os Salesianos do Porto têm vindo a desenvolver, o Ministério de Educação tem-nos concebido, ao longo de várias décadas, uma autonomia curricular singular, para diversificar a oferta educativa e formativa do Ensino Secundário.

Desse modo, reconhece-nos a possibilidade de desenhar um plano curricular próprio que, em linha com as outras ofertas educativas e formativas, dê continuidade à resposta aos desafios colocados pelo desenvolvimento científico e tecnológico do mundo atual, permitindo criar percursos de dupla certificação alicerçados nas exigências e expectativas da comunidade e contribuindo, assim, para uma escola inclusiva, flexível, inovadora e diferenciadora, e para o  desenvolvimento e coesão territorial.

Nesta linha de ideias, os Salesianos do Porto criaram os Cursos de Planos de Próprios, regulamentados pela Portaria n.º 268/2019, de 27 de agosto, enquadrada no Decreto Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.

  • Curso com Plano Próprio de Energias Renováveis
  • Curso com Plano Próprio de Produção Gráfica

Os Cursos com Planos Próprios permitem aos alunos delinearem os seus percursos escolares e os seus projetos de vida, em conformidade com os princípios, visão, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, as competências profissionais, associadas a cada curso, conferem o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), correspondente nível do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ).

Subscreva a nossa
Newsletter
Receba todas as novidades dos Salesianos do Porto

Subscrever