SolSal Porto promove acesso de formandos ao Ensino Superior

Salesianos do Porto > Notícias > SolSal Porto promove acesso de formandos ao Ensino Superior

No âmbito da segunda edição curso de Monitores de Ar livre, que tive início em dezembro do ano passado, destacaram-se vários jovens formandos com potencial e vontade de prosseguir estudos superiores.  

De forma a dar continuidade a este interesse e criar uma resposta estruturada, o SolSal Porto deu início a um Ciclo de Sessões de Exploração e Orientação Vocacional, no passado dia 18 de fevereiro de 2020, para preparar o ingresso destes jovens no ensino superior. Neste contexto, foi delineada uma intervenção semanal que pretende permitir a exploração de si próprio e do mundo, com o apoio dos técnicos do projeto e colaboração de vários parceiros estratégicos: Instituto Politécnico do Porto, profissionais de diversas áreas de negócio, estudantes do ensino superior e voluntários. Com esta ação, criou-se um ambiente propício para que os jovens reflitam sobre os seus valores, competências e interesses, mas também um espaço de encontro com profissionais que já possuem experiência nas áreas de trabalho de interesse manifestado pelos jovens, expondo e analisando de um forma mais aprofundada, o perfil e as exigências do mercado de trabalho. 

Na primeira sessão, foi unânime a identificação da palavra “oportunidade” como a mais valia decisiva relativa ao ensino superior.
A equipa do SolSal Porto acredita que “este espaço será fundamental para o crescimento pessoal dos nossos jovens, permitindo que aumentem a sua expectativa social e a sua representação de sucesso, tantas vezes subvalorizada por si e por outros”. 

Artigos Relacionados