Semana de Formação na Polónia – 3 a 8 de novembro de 2019

Salesianos do Porto > Notícias > Semana de Formação na Polónia – 3 a 8 de novembro de 2019

4 de novembro

A semana começou com uma cerimónia oficial de boas-vindas na escola organizadora do projeto. O evento decorreu no ginásio, com a presença de toda a comunidade educativa, e aí, depois de cantado o hino nacional da Polónia, cada comitiva apresentou a sua escola. Nós tivemos a oportunidade de o fazer também através das palavras da psicóloga Mónica Freire com o suporte de um vídeo preparado pelo Pe. Rui Alberto a partir de algum material disponibilizado pelo Pe. José Cordeiro e pelo professor Luís Almeida.

Nesta cerimónia, surpreendeu-nos, logo de início, a presença de alunos com farda militar e espingardas (estas não eram reais). Viemos a saber que estes alunos seguem um caminho vocacional ligado ao exército e, portanto, têm de usar farda em 4 dos 5 dias letivos da semana.

Conhecemos as instalações da escola ainda de manhã e, em seguida, visitámos os estúdios de uma rádio local para percebermos toda a orgânica do trabalho jornalístico neste contexto.

Na parte da tarde, visitámos Kalisz, a cidade onde estamos hospedados (a escola fica situada a 30 quilómetros, numa pequena cidade chamada Blaszki). Kalisz não tem muitos pontos atrativos e, a partir das 17h/17h30, vê-se muito pouca gente na rua (anoitece a partir das 16h…). Entrámos em algumas igrejas e apercebemo-nos rapidamente da omnipresença da figura do Papa João Paulo II.

5 de novembro

O dia começou com workshops preparados e dinamizados por alunos da escola sobre a história da rádio e os tipos de jornalismo existentes. Depois, um professor local falou-nos sobre como criar e pôr a funcionar uma rádio escolar. Ainda de manhã fomos recebidos pelo Presidente da Câmara.

Após o almoço, os cinco grupos parceiros neste projeto – Polónia, Portugal, Macedónia do Norte, Itália e Turquia – reuniram para acertar estratégias e dividir tarefas para os próximos três meses, antes do intercâmbio à Turquia, que será no início de março e já com a presença dos nossos alunos.

6 de novembro

O terceiro dia em Kalisz foi prenchido, quase na totalidade, por uma ação de formação sobre a lei dos direitos de autor. O dinamizador foi Damian Ludwiniak, advogado especializado neste âmbito. Numa workshop bastante prática, falou-se de propriedade intelectual, de direitos económicos e morais sobre obras originais, da disseminação da imagem do indivíduo, mas o fundamental foi perceber restrições e permissões na divulgação de obras de terceiros numa rádio escolar.

À noite, tivemos o jantar oficial de encerramento desta visita à Polónia, com a entrega dos certificados e de lembranças a todos os participantes.

7 de novembro

O primeiro destino foi Niepokalanów, uma comunidade católica franciscana fundada pelo mártir São Maximiliano Maria Kolbe. Aqui visitámos a rádio da comunidade, o museu e a basílica. Como curiosidade, ficámos a saber que estes frades têm o seu próprio corpo de bombeiros, em cujas instalações figura um veículo de transporte do Papa (comummente conhecido por ‘papamóvel’).

Durante a tarde fizemos uma curta visita à capital, Varsóvia.

Artigos Relacionados