#postaisEMmovimento

Salesianos do Porto > Notícias > #postaisEMmovimento

O projeto #postaisEMmovimento surge no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na turma do Curso de Planos Próprios de Produção Gráfica, do 12.º Ano.

O projeto deverá ser dinâmico, envolvente e carismático, devendo ser um espaço que promova um olhar crítico sobre o que nos rodeia, mas também um trabalho de intervenção e ação. 

O projeto inspira-se no evento de ativismo, dinamizado pela Amnistia Internacional, denominado “Maratona de Cartas”, que consiste no envio de centenas de milhares de cartas e assinaturas em defesa de pessoas em risco. Todos os anos, uma mudança positiva e um impacto real acontece devido a essas ações.

Por outro lado, foi na máxima de D. Bosco, “Bons-cristãos e honestos cidadãos”, que encontramos o nosso estímulo e, na encíclica do Papa Francisco, Laudato si, um fundamento. Assim, não podíamos ficar indiferentes à mensagem aí plasmada, onde o atual sumo pontífice crítica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável, apelando também à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

Neste sentido, é necessário agir! Assim surge a ideia dos postais em movimento, como uma ação de esperança, de promoção e denuncia, relativamente aos direitos humanos e aos valores ambientais. Por fim, tendo por base a expressão popular do filósofo chinês Confúcio: “Uma imagem vale mais que mil palavras”, uma das justificações para a construção dos postais e não de cartas. A outra prende-se com a natureza do próprio Curso de Produção Gráfica.

Artigos Relacionados